O brasileiro se Pré-Para p/ a Copa do Mundo

21 de dezembro de 2009 at 12:49 am (1)

 

A primeira copa do mundo de que me lembro foi a de 1994, na qual o Brasil conquistou o Tetra campeonato. Na época eu era muito criança, mas já pude perceber a importância que o futebol tinha na vida dos meus compatriotas. Afinal de contas, nós somos PENTA CAMPEÕES!

Esse amor nacional pelo futebol é muito antigo e deve ser impossível pontuar uma data, mas eu imagino que a “Era Pelé” foi a época que semeou toda essa paixão dos brasileiros pelo futebol. Afinal de contas, nós somos PENTA CAMPEÕES!

Não importa a situação econômica nem a situação política do país, os brasileiros SEMPRE param durante os jogos da seleção. O pobre, o rico, o inteligente, o tolo, TODO MUNDO pára para assitir à seleção. Afinal de contas, nós somos PENTA CAMPEÕES!

 No dia do jogo, o rico compra a camisa oficial , abre uma garrada de Whisky 18 anos e passa 90 minutos na frente da televisão, bebendo e torcendo. O pobre compra a camisa falsa de 18 reais, abre uma garrafa de cerveja vagabunda e passa noventa minutos na frente da televisão, bebendo e torcendo. De maneiras diferentes, mas com a mesma paixão, todo mundo torce. Afinal de contas, nós somos PENTA CAMPEÕES!

Todos os problemas dos brasileiros se resolvem em dias de jogos: A falta de comida, a baixa qualidade da educação, a deficiência dos serviços públicos e até mesmo a crise política , afinal de contas, nós somos PENTA CAMPEÕES!

Na última copa do mundo eu estava fazendo cursinho, e lembro que todos os alunos, professores e funcionários ficavam em festa nos dias de jogos. Não tinha aula, não tinha professor disponível para tirar dúvidas, não tinha nada, mas todo mundo ia no cursinho para assistir aos jogos da seleção. Eu também ia, mas porque eu era, além de aluno, funcionário, e precisava bater ponto. Mas eu me recusava a assistir aos jogos e participar daquela histeria coletiva! Enquanto estavam todos delirando diante do telão, eu aproveitava para estudar numa sala bem distante e silenciosa. Isso me dava uma sensação ótima de que eu estava ganhando uma dianteira em relação aos meus concorrentes na disputa do vestibular. De fato, eu tomei uma ótima dianteira! Mas e daí? Afinal de contas, nós somos PENTA CAMPEÕES!

Não me entendam mal, eu ADORO futebol, eu gosto de curtir os lances, de discutir sobre meu time, de soltar o grito da garganta e pular de alegria com o gol…, mas eu ODEIO a histeria coletiva! Aquela histeria que faz com que todo mundo se esqueça de coisas mais importantes, que faz com que serviços públicos vitais sejam interrompidos e que torna as pessoas mais idiotas. Aquela mesma histeria que fêz com que os torcedores (animais) do Coritiba invadissem o campo de agredissem policias. A mesma histeria que fêz com que torcedores do flamengo se agredissem, mesmo diante da conquista do título. A mesma histeria que matou o irmão de um amigo meu num domingo fatídico que deveria ser apenas de diversão.

Eu adoro futebol…, mas eu odeio fanatismo! Fanatismo esportivo, fanatismo ideológico, fanatismo religioso…., eu odeio! O fanatismo cria a maior das intolerâncias humanas, semeia preconceitos e dá margem a agressões de todos os tipos. Mas tudo bem, afinal de contas, nós somos PENTA CAMPEÕES!

Em 2014 a copa do mundo será no Brasil, e dessa vez o brasileiro vai exagerar mais do que nunca. O que se espera dessa copa, pelo menos, é que nossos goverantes botem a mão na massa e se preparem para esse evento. Aparentemente as coisas já estão melhorando, pois até mesmo o metrô de São Paulo, que demorou 20 anos para crescer como deveria, estará pronto até a copa. Isso é ótimo, pois os paulistanos merecem um transporte público de melhor qualidade e de maior abrangência. 

A segurança pública, o Metrô, as rodovias, os serviços públicos de saúde, TUDO isso já deveria funcionar, independente da Copa do Mundo! Num país como o Brasil, só mesmo uma Copa do Mundo para fazer as coisas funcionarem . Mas tudo bem, afinal de contas, nós somos PENTA CAMPEÕES!

E não é à tôa que copa do mundo coincide com eleições presidenciais. Quem liga pro poder do próprio voto? Quem se importa com o próximo presidente da república? Afinal de contas, nós somos PENTA CAMPEÕES PORRA!!!!!!!!!

Mudando de assunto, dezembro é o mês do natal, e como não podia faltar, aí vai uma piada que mescla Natal, Papai-Noel, São Paulo e, claro, ENCHENTE!

Será que até 2014 vão resolver o problema das enchentes em São Paulo? Aposto que sim!

Feliz Natal a todos!

Para aqueles que se interessam por política, indico o http://www.politicasemmedo.blogspot.com (link ao lado).

Anúncios

16 Comentários

  1. lanny said,

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    concordo com vc sem tirar uma virgula>
    bjimmmmmmmmm

  2. Molico said,

    Ahhh, Você deve se lembrar da frase pixada perto da casa do carneiro… “O futebol é o ópio do povo!”

    Algo não faz sentido nessa frase agora?

    O assunto traz um gancho que é relevente – a tecnologia evolui (e MUITO) com as guerras.

    Afinal, muitas das diversões que temos hoje são frutos de uma necessidade que se criou em virtude de uma das maiores diversões da raça humana que é provar ser melhor que o outro a todo custo e até a morte. Literalmente.

    Esse site, esse assunto, esse comentário estão aqui e acessíveis por problemas de comunicação durante uma batalha do qual nesceu a boa e ruim internet.

    Mas é isso aí, chega de baboseira… A copa do mundo tem seus pontos positivos; reúne os povos, faz-nos perceber que somos todos semelhantes, etc, etc…

    Ainda assim, nada que não deveria estar intrínseco a todos, mas um empurrãozinho pra esse lado é sempre bem vindo.

    Abraço, rapaz!!

  3. Dini said,

    Bom, eu acho que a vida não deve ser levada tão a sério. Se há algum motivo para festejarmos e por alguns instantes esquecermos dos problemas, por que não?
    Eu penso assim…são 90 minutos que podem me trazer uma alegria imensa, e, comparando ao tempo de dor de cabeça por outros motivos, acho que é um tempo que vale a pena ser “perdido”.
    Quanto a questão política que você falou…é…política do pão e circo, isso já tá bem claro.
    É como se o país não pudesse crescer se não houvesse uma copa do mundo.

    Alvin um dia disse: “ÉÉÉÉÉ PEEEEEEEEEEEEEENTA!!!!!!!!!!!”

    Cara, gostei da primeira tirinha. pré-pára. boa sacada ;p o desenho tá legal também.
    e também gostei da tirinha do papai noel hehe tá bem desenhada.
    mandou bem.

  4. Brenno Pereira Machado said,

    Poxa, estava eu aqui, preparando o almoço e veio o pensamento: “E o blog do Paiva? Não recebi mais atualizações no e-mail, será que ele entrou em férias estendidas no final do ano, ou não está me mandando as atualizações… cara vou entrar hoje no blog dele, e se tiver algo lá que não fui noticiado eu vou chutar o pau da barraca, aquele laz…..”
    Aí abro minha caixa de e-mail, e o Zezito tá lá, esfregando-se na minha cara, hehe.

    Agora sobre o post.
    Realmente é lamentável que o Brasil só se mexa para apresentar melhorias apenas em função de Futebol/Pan/Olimpíadas, mas antes isso do que nada. Que venham as copas!! o/

    Teve uma época que eu assistia futebol, gostava, comentava. Agora…, mantenho distância Sei que de certa maneira é importante, mas não tanto para isso se sobrepor, em nenhum momento, a assuntos/fatos mais substanciais e urgentes.
    Não sei se penso assim, por ter tomado mais consciência ou por eu ter me tornado chato… acho que são as duas coisas, principalmente a parte do chato.

    Mas é isso Paiva, parabéns novamente, sempre um ótimo post.

    Mesmo eu não comemorando Natal, Ano Novo e essas porras todas, desejo um ótimo final de ano, boas festas e todo aquele sentimentalismo, com e sem hipocrisia, de final de ano.

    Abraços.

  5. MELODIA said,

    Ei faltou ” afinal de contas nos somos PENTA CAMPEOES” no setimo e nono paragrafo!
    conserta isso ai!!!!uahauh
    Eu lembro que cancelaram a aula na minha escola porque o jogo do Brasil era no mesmo horario!porra!Será que um jogo é mais importante do que uma aula na escola?Na época eu não entendi porque não teve aula,mas hoje eu entendo.

  6. andré said,

    Valeu pela visita cabron! e sim, vai rolar um cartum de natal! Ainda bem que voce me lembrou!!! abráz mano!!

  7. Marcel P. said,

    Olá, Zezito, tudo ótimo?

    Notei alguns deslizes na hora de digitar o texto, assim achei oportuno mostrá-los para seu próprio apreço e futura alteração (se desejar).

    a)”Quem sem importa …”
    Mude o “sem” por “se”.

    b) “…torcedores (animais) do Curitiba invadissem o campo de agredissem policias.”
    Caso opte por “torcedores do” a palavra seguinte é Coritiba, nome do time; caso seja “torcedores de” a palavra seguinte está correta e em ambas as situações “invadissem o campo e agredissem policiais”, tirando o “d” a mais na frase.

    No post anterior eu notei o uso de “hoje em dia”. Um advérbio pleonástico. Segue explicação:
    “O advérbio de tempo hoje e a expressão em dia traduzem a mesma idéia, sendo portanto, pleonásticas. Não existe hoje em ontem, tampouco hoje em amanhã. Esse uso tão recorrente que, inclusive, é nome de um jornal de circulação nacional não acrescenta informação ao texto, sendo, pois, desnecessário. Trata-se de um uso vicioso”. (Luciene Pereira de Souza, UNIPAM, 2008)

    Este na tevê usam como nome de um programa, além da tevê existem os jornais e esses expressam absurdos como “Flamengo HEXA” e “Brasil PENTA”. NÃO, NÓS NÃO SOMOS PENTA, SOMOS BI OU CINCO VEZES CAMPEÃO.
    Meu irmão perdeu uma questão no concurso “A seleção brasileira é:”. Dentre as alternativas havia “pentacampeão” e “cinco vezes campeão”. Só há PENTA quando se conquistam cinco campeonatos/copas seguidos(as).
    Portanto o Flamengo não é Hexa, continua Bi por 1982, 1983 e seis vezes campeão. ^^

    Espero ter contribuído…

    • Dini said,

      Contribuiu….contribuiu pra me estressar, como voce é chato, puta merda.
      vai corrigir sua mãe, aquela vaca velha. Ninguem pediu sua opinião.
      Imagino voce como um cara mimado, que precisa parecer inteligente para que alguem veja algum valor em voce. Fica corrigindo os outros pra pensarem: puxa como ele é inteligente, como ele escreve bem!
      Corrige isso então….Vai tomar no seu cú!!!
      Se eu te pego na rua, te aplico um corretivo que voce nao vai nunca mais pensar em corrigir ninguém.

      • Satin said,

        corrije ou corrige?

  8. Marcel P. said,

    Ah, boas festas e bom entrar de ano!

  9. Meme said,

    Caro Zezito,

    Pesso perdao pelos meu erros de portugueis maz quen se inporta nao eh mesmo?! Digo, creio que ninguen entre em um blog para corrigir os outros porqe iso seria muito de quen nao ten oque faser… Afinal os vizitamtes postam em “comentarios” nao em “eu sou chato pra caralho entao corrigi-lo-hei-vos-mente”. Eu sou meio suspeito com ese negocio de futimbol, sou fanatico e messmo voce achando iso uma coiza ruim eu dou os meus parabens a voce e sua pesoa porqe suas opinioes foram muito bem apontadas, com claresa e transparencia e bom humor. Esa eh a proposta de um blog, voce da sua opimniao, nos vizitamtes lemos e damos nocas opimninhoes, mas eh q tem quen gosste de pagar de espertalhao neh… ABRASSOS E PEGA NA MINHA E BALANGA DEVAGAR MARCEL P.

  10. paivafp said,

    Puxa vida pessoal, o que eu posso dizer? Obrigado pelas visitas e pelos comentários!!!!!
    Não quero ser rude Marcel, mas vc tem vocação para ser “crítico de cinema”. Sabe aquele cara que tem conhecimento técnico, entende bastante sobre filmes, mas nunca fêz um? Você é esse cara! Não me leve à mal, críticas são toleráveis, mas pedantismos como esses que você vem demonstrando são mais do que chatos, são vergonhosos pra você, não pra mim!
    Fui professor de gramática por muito tempo, e sei melhor do que você da importância de se escrever bem. Mas sei também que o jeito certo de se falar é o jeito que se faça entender. A impressão que eu tenho nas suas críticas é que você não quer me ensinar, mas sim me fazer parecer idiota. Eu sei muito bem a diferença entre Curitiba (a capital) e o Coritiba (o time), não preciso que você me alerte sobre isso. Erros de digitação acontecem, e se eu fosse tão bitolado feito você, eu certamente ligaria mais para isso do que ligo para o peso das palavras e para o formato do texto e para as múltiplas interpretações que ele possa ter.
    Existem muitas diferenças entre aquele que escreve um livro e aquele que revisa um livro. O que escreve tem talento, tem o dom de tocar as pessoas com as palavras. O revisor sabe gramática, só isso.
    Mais uma vez, não me leve à mal, mas querer me ensinar sobre o uso vicioso de “hoje em dia” foi a coisa mais ridícula que eu já ouvi. Você por acaso corrige aqueles que dizem “vou embarcar no avião”? Aposto que sim!
    O falante determina a língua, e não um conselho de chatos!
    E antes que eu me esqueça, Feliz Natal pra você também!
    E volte sempre.

    • Marcel P. said,

      Eu sei bem do que fala, de críticos de cinema. Desculpa, não quis ser pedante nem te fazer de idiota. Apenas e tão somente almejei aparar as pontas, como se diz. Quando escrevo procuro me exigir ao máximo, isso realmente pode se mostrar um grande mal.
      Persigo a boa grafia, porém posso mesmo pecar no tocante a fluência, fluidez do texto. De modo algum irei me gabar aqui por ter achado algo “pouco visto”. Em português o errado inexiste, há formas diferentes de escrever.
      O comentário sobre o time e a cidade em nenhum momento teve a intenção de desmerecer a sua pessoa, de atingir a sua honra, de ofendê-lo, desculpe novamente! Sorte sua não ligar para a digitação, eu ligo talvez por culpa de várias aulas de português, de eu ter feito fonoaudiologia para escrever direito sem trocar “t” por “d”, “v” por “f”, “b” por “p”. Eventualmente troco, porém com menor freqüência atualmente.
      A explicação sobre o uso vicioso do “hoje em dia” foi apenas uma ilustração para depois encaixar o lance do penta, hexa e assim por diante. Não precisava disso, né? Exagerei, desculpa! Nunca corrigi ninguém por “embarcar no avião”, totalmente aceitável.
      Sim, o falante determina a língua. A princípio eu ia apenas ler o post porque ficou ótimo sim. Então me senti livre para palpitar sobre a gramática, falhei. Às vezes piramos sem necessidade.

      Ainda dá para ganhar um abraço? Perdão, só quis zelar por ti. =)

      • paivafp said,

        Macel, não precisa se desculpar, no fundo eu soh tenho mesmo que lhe agradecer. Ainda dá pra ganhar um abraço sim, claro.., está sempre em tempo. Eu eh que lhe peço desculpas se lhe ofendi.., acho que me irritei um pouco e acabei sendo um idiota. Foi mal.., de verdade. Me empolguei….
        Sabe o que é pior de tudo? Eu ligo pra digitação! Eu reviso todos os meus textos várias e várias vezes! Eu não sei o que acontece, acho que a visão fica “viciada”, e os erros passam batido. Toda vez que eu vejo que deixei passar um erro (ainda mais erros imbecis como os que eu cometi), eu fico puto!
        Não se preocupe, eu acho que não me irritei com vc, me irritei com meus próprios enganos..
        Enfim….., me desculpa!
        Da minha parte, tá tudo certo novamente, blz?
        Um feliz pra ti meu caro, e um grande abraço!

  11. Daniel "Beça" said,

    Hahahha mais um post fodastico! Não ligue para os chatos que ficam “revisando” o texto para parecerem inteligentes e colocarem você para baixo, como eu sempre digo: “Que se foda-se!”.
    Ah e obrigado pela preocupação, mas minha vida está começando a voltar aos eixos gradualmente e com isso desenharei a última tira e charge deste ano, a postagem será feita HOJE sem falta! Bem, é isso aí e um próspero natal e um feliz ano novo para você e para todos que forem da sua família! Abraço!

  12. Matheus Santos said,

    É, ser brasileiro não é facil… mas somos PENTAcampeões e isso que importa!

    Hahaha Abraço Zéh!

    Um feliz natal, um próspero ano novo, e que até 2014 o Brasil tome um lugar que realmente é dele! HEXAcampeão!!

    ^.~ Brincadeiras a parte, boas festas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: