Licor dos Deuses

30 de novembro de 2009 at 11:19 pm (1)

Afinal de contas, o que é necessário para formar um bom cartunista? Eu sei que é necessário muito mais do que uma caneta, uma boa idéia e um pouco de alcool. É preciso talento, técnica, inteligência, bons contatos, dedicação e muiiiito tempo livre. Eu não tenho nada disso (só tempo livre!), mas eu posso sempre contar com a boa e velha inspiração etílica.

Em doses moderadas, o alcool tráz mais benefícios do que malefícios. Ele abre uma nova janela para a mente, nos permite ver além do que a lucidez nos exibe e nos dá a capacidade de pensar sob diferentes e novos pontos de vista. Além disso, o alcool é um desinibidor social, ele lubrifica as relações humanas e nos libera dos entraves sociais comuns, como a timidez e a vergonha.

Às vezes nem é necessário beber para se embriagar com os efeitos do alcool. Estar na presença de pessoas que beberam já é suficiente para nos alegrar, nos disinibir e nos tornar mais sociáveis.

Como eu sei de tudo isso?

Essa sabedoria etílica eu adquiri empiricamente, participando de festas e mais festas regadas a muito alcool. Também já participei de festas evangélicas, sem nenhum alcool, e sei que são uma bosta! 

Esse post eu dedico a todos os cachaceiros de plantão, aos bebedores de todos os dias, aos bebedores de final de semana e aos bebedores que não podem beber e esperam ansiosamente pela chance de beber.

Um agradecimento especial ao Beça (ofensivo por natureza->), cachaceiro de plantão, pela companhia e pela conversa compartilhada entre um gole e outro.

À cachaça nossa de cada dia, BEBAMOS!

Ps.: Peço desculpas pela demora em atualizar e pela falta de capricho dos desenhos, mas eu passei por uma ressaca moral e etílica muiiiito intensa.

24 Comentários

  1. Molico said,

    Primeeeeeiro!!!

    Rararara… vai dizer que você não esperava essa palhaçada aqui algum dia hein!?

    Po zé! Menções interessantes e bem lembradas que eu diria que mereciam um detalhamento especial, não?
    Afinal… Por mais que seja todo o dia que nos enganem pra levar um “ouro de tolo” do fundo dos nossos bolsos, você nunca espera que sejam tão mentirosos e contraditoriamente sinceros com você em uma festa do Senhor.

    Se a opinião for válida, seus desenhos estão melhorando; Gostei bastante da lâmpada!
    Confesso que imaginava o trem vindo em cima do asfalto mesmo… bem surreal…

    Fora isso, se precisar de companhia pra ressaca, é só avisar! Tem mais que um colo pra você por aqui… rarararara

    e… aliás… não seria traz? e talvez desinibidor?

    Fato é que esse só ficou pior que os outros porque ficou mais curto!

    Pronto, falei!

    Un abrazo, meu camarada!

    • paivafp said,

      Grande molicão! Obrigado pelo comentário inteligente, e principalmente pela correção oportuna. Se eu disser que “eu sabia o jeito certo de escrever”, provavelmente ninguém acreditará, então fico muito grato pela sua correção.
      Isso evita ofenças futuras!
      Valew mesmo!

  2. Satin said,

    Zé tirinhas legais! o desenho do começo da segunda achei meio zuado, mas blza a ideia foi boa!
    ENFIM, um texto curto. =D
    Apostos que as festas regadas de álcool são da usp hahahahahahah
    Lubrificante social é a palavra perfeita para o álcool.

    bom ! sexta-feira Farma fest! com muito álcool e pessoas legais! e sabadera meu niver com muito álcool!

    Prepare-se!

    Abraços!

    • paivafp said,

      caralho sato, nunca entra no meu blog, e quando entra esculacha com meu desenho, uhauahauh.
      Cara, sem dúvida!!!! Obrigadíssimo pela visita e pelo comentário!!!!!

  3. Dini said,

    Mano, dei muita risada com a tirinha dos dois bebados! ahahhahaha ótima!!!

    “aos bebedores que não podem beber e esperam anciosamente pela chance de beber”
    valeu pela citação indireta =D olha eu ficando famoso via blog do zeh ^^

    Mano, tá chegando a hora em que eu voltarei a beber! E com certeza quero voce ao meu lado, pra dirigir o carro hahahaha

    Dessa vez eu gostei do post! mas achei curto! ahhahaha sato que me perdoe hehehe
    abraço!!!!!!

    ps: acabei de ganhar um torneio de poker! to feliz da vida hahahaha

  4. Tamara said,

    SUHSUHSAHUSAHUSAUSAHASHUSA
    me identifiqueeii muitoo com isso !

    Principalmente por que eu tive a oportunidade de conhecer uma pessoa muito legal,
    que eu não teriaa conversado se não estivesse ” SOCIAVEL ” hsauhsausahuashu
    BEBADA, e nem ele, por que ele não fala sem uma poukinho sem a bebida !!
    A
    HUSAUHASUASHUASH.. HOJE EU ADORO BEBIDAASS ALCOOLICAS !!

    com moderação claro 😉 UASHUSAHSUHAU

  5. Wallacy said,

    Meu caro, muito bom o texto e muito boas as tirinhas!
    Eu aprovei antes que todos né? hahahaha
    Bom, nao tenho mais o que falar, você é bom nisso e ponto final!

    Grande Abraço!

    Wall.”

  6. Marcel P. said,

    Erros eventualmente podem escapar de nossa percepção quando produzimos os textos, até por isso existem os revisores, ainda bem, do contrário aumentariam o número de desempregados (e de incorreções). Além dos já apontados, a palavra “anciosamente” é escrita com ésse. Ao invés de “Licor dos deuses” este post poderia ser intitulado “Lubrificante social” – como escreveu o Satin, pois o outro ao meu ver cai no lugar comum.
    A inspiração ou criatividade vem do trabalho contínuo, da leitura, do ambiente, mas nem sempre o álcool se mostra um dos fatores alavancadores.
    Apaixonar-se dá resultados excelentes na produção de desenhos, textos, programas, entre outras. Às vezes o vinho ajuda na paixão do momento. Duas taças são suficientes.
    Uma segunda opção para o título seria “Sob o espírito dionisíaco” por envolver
    essencialmente três aspectos: as festas, o prazer e o vinho. Com tempo livre dá para suar mais, criar um texto mais aprofundado ou rico. Valeu, Zezito!

    • paivafp said,

      Valew Marcel, toda correção é bem-vinda!!!!
      Gostei das suas sugestões para o título do texto, mas acho que “Sob o espírito dionisíaco” fica muito intelectual! Não que meus leitores não sejam inteligentes a ponto de entender o sentido de “Dionisíaco”, mas foge um pouco da minha proposta. Você achou mesmo que “licor dos Deuses” fica muito batido? Achei que ninguém conhecia essa expressão!
      Enfim, valew pela visita, e valew mais ainda pelo comentário!
      Grande Abraço

  7. Jefhcardoso said,

    Grande Zezito! Olha cara, não me rebelei pela demora na atualização não, mas que senti falta é inegável.
    O texto é cheio do prazer em tudo que há na mais tenra juventude (sonhos, aspirações, amizade). Não sou de beber, mas entendo bem o que quis dizer. Hoje possuo religião, sou Presbiteriano, e não confunda com “puritano” (riso), mas já fui bem jovem, estudante em cidade de fora e atirador de tiro de guerra também longe de minha cidade. Sei o quanto é agradável a companhia dos amigos, seja com ou sem álcool.
    Quanto ao desenho da trágica travessia dos ébrios…farei a pergunta que fazem a todo escritor em um dado momento, sobre este ou aquele trabalho: Em parte é auto biográfico, não? (riso)
    Rapaziada, juízo. Bebida, direção, Beça, Zezito, trilho de trem e bons costumes, não combinam.
    Abraço! He Ho Lets Go!

  8. Jefhcardoso said,

    Cara, já ia me esquecendo. Você não vai acompanhar O Cobrador no http://jefhcardoso.blogspot.com/ ?

  9. Matheus said,

    Graande,

    Tudo o que você mencionou é absolutamente verdade, mas existe sempre aquelas pessoas que extrapolam, então se for beber, beba sabiamente e com moderação!

    Obrigado pela atenção! ;D

    PS: Muito sagaz sua tirinha.

  10. Ricardo said,

    Muito bom, velho.

  11. rodrigues said,

    não sei se o álcool é tão bom assim pra inspirar. acho que a maconha funciona melhor. ehehehehe. mas vamos parar, senão daqui a pouco vão nos denunciar por apologia. bem legal o blog e as tirinhas. Só fique de olho na revisão dos textos. leia e releia antes de publicar.

    ah, e preciso discordar de uma coisa: ficar perto de bêbado sem estar bêbado é chato pra caralho. todo mundo sem noção e vc de cara não dá certo ehehehehe. pelo menos pra mim, a experiência não é válida.

    abrax

  12. Daniel "Beça" said,

    Hahhaha tá ficando melhor a cada dia! O cara que roubou a caneca do quadrinho numero 2 parece até alguém que conheço muito bem (na verdade minha mulher perguntou se o carinha era eu…hahhahaha)…no mais valeu por mais essa “citação”…
    Infelizmente, trago más notícias: infelizmente não resido mais na terra da garoa, foi por aquelas dificuldades que eu comentei em momento ébrio, massss o convite para conhecer a terra de Lobato ainda está de pé e tu será muito bem vindo! Abraço e espero atualizar mais frequentemente o blog! Fuiz!

  13. Daniel "Beça" said,

    É amiguinhos, sou fugitivo perigoso…Mas falando sério, saí de SP por motivos financeiros, infelizmente foi somente isso. Mas quem sabe eu volto pra tomarmos uma gelada! E aguardem novas tiras saindo do forno…só tenho que arrumar um scanner…

  14. Carol said,

    Olá Zé,

    Não gosto de elogiar as pessoas porque acredito que existe a possibilidade de você pirar o cabeção perder toda essa “totalidade” nos assuntos abordados aqui. MAS acredito também que todo o seu esforço para fazer as pessoas entenderem que há vida depois do orkut, deve ser elogiado SIM!

    Por tanto, PARABÉNS!

    Seu blog (se assim pode ser chamado) já está nos meus favoritos (não que isso venha ser grandes coisa).

    Carol
    Florianópolis – SC

  15. andré said,

    CARALHOOO!! me correu até uma lágrima!!
    me sinto homenageado, nós do FioFó intimamos você a tomar uma com a gente!

    ficaram foda os quadrinhos e o texto nem se fala, cabron!!

    se me permitir deixar uma sabedoria: “se ver que vai cair, deita!”
    isso já me foi útil diversas vezes!!

    abráz mano!

  16. andré said,

    teu link está na lista do blog agora! tu tem tuíter?

  17. Jefhcardoso said,

    Salve Zezito! Trabalhar cara. Sumiu. Estamos esperando sua atualização. Está tudo bem contigo? Cara, O Cobrador está lá, não tenho nenhum comentário seu. Não vai dar uma olhada? http://jefhcardoso.blogspot.com/ , se esqueceu (riso). Abraço!

  18. Carol said,

    Sumi né?
    haha foi mal Fe, mas acho que as boas risadas que dei com esse post compensaram minha demora…

    é. eu estou classificada como “aqueles que não podem beber e anseiam por isso”, tá complicado! haosahoas

    Conselho: faça um caderno com seus kits e envie pra um jornal ou revista. O “NÃO” você já tem, e seeria bem vindo, imagino, alguns trocados por uns bons desenhos.

    beijos

  19. lanny said,

    HUHHUHUHUHU

Deixe um comentário

