Vá com Deus(?)

23 de novembro de 2009 at 11:40 pm (1)

Vocês se lembram daquele programa da Globo que mostrava casos policiais mal resolvidos, Linha Direta? Ótimo programa, eu adorava! Eu gostava dos mistérios sobre os crimes, dos desfechos, do suspense, dos dramas policiais, das técnicas de investigação e até mesmo da música dramática.

Provavelmente pouca gente gostava tanto assim, tanto que ele saiu do ar. Só tinha uma coisa que me deixava um pouco desconfortável ao assistir: Sempre que passava algum caso de assassinato, aparecia um monte de depoimentos de gente falando sobre a pessoa que morreu. Falavam da pessoa como se ela tivesse sido um anjo, enumeravam todo tipo de qualidades e omitiam todo e qualquer defeito.

Eu me questionava: “Porra, será que só morre gente tão boa?”.

Claro que não! Mas depois da morte, todo mundo tem uma tendência a omitir os defeitos e destacar as qualidades daquele que se foi. Isso é bem compreenssível, pois todo mundo tem qualidades, e depois da morte, cabe aos vivos destacar o lado bom da pessoa e deixar que os defeitos se amenizem. Afinal, o morto não tem como se defender!

Mas isso não se aplica a todo mundo. O ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, morreu na semana passada, e desde então a imprenssa tem dado especial atenção aos escândalos e aos casos de corrupção que marcaram a gestão dele. Eu, como paulistano, confesso que não chorei essa morte, e duvido muito que algum outro cidadão tenha chorado.

Não comemorei, claro, apenas não lamentei…

Na época em que ele foi eleito, eu ainda nem votava, mas eu me lembro que ele fez inúmeras promessas. Infelizmente não posso enumerá-las, pois ele não cumpriu nenhuma! A vida pública de Celso Pitta não deixou nenhuma grande obra, nenhum grande projeto, nenhum grande programa de educação, nada! Aliás, nada DE BOM. Ele deixou o escândalo dos precatórios, o caso da operação Satiagraha, as denúncias de desvio de verba, os contratos ilegais, as compras superfaturadas de remédios vencidos e etc…

A viúva dele prometeu lançar uma biografia para limpar o nome do marido, mas acho pouco provável que ela consiga, pois qualquer livro falando BEM sobre Celso Pitta está mais para ficção do que para biografia. Provavelmente essa é uma tentativa de preservar a fortuna que ele deixou depois de anos de roubalheira, pois a Justiça prometeu que continuará as investigações, mesmo depois da morte dele.

Talvez eu esteja cometendo uma injustiça contra um pobre homem de sessenta e poucos anos que morreu de cancêr, mas mesmo que Celso Pitta não tenha sido corrupto (apesar de eu achar que ele foi!), sei que ele foi um PÉSSIMO administrador público! Prova disso é que mesmo depois de morto surgiram apenas depoimentos negativos a seu respeito. Inclusive, a imprensa divulgou: “Compareceram no velório de Celso Pitta poucas pessoas, apenas ALGUNS amigos e ALGUNS parentes…”.

Bom…, Celso Pitta pertence a uma raça diferente de “gente”, a raça política!

Vai com Deus(?) meu caro!

Anúncios

20 Comentários

  1. Dini said,

    Ah, foda-se o Pitta!
    Quero rir, fale de outros assuntos mais atraentes!
    Achei que ia falar de um livro aí com o nome semelhante..broxei dessa vez rs

    Abraço!

    • paivafp said,

      hehehe, foi mal rapha, mas veio uma luz e eu acabei falando do pitta.
      abraço

  2. Daniel "Beça" said,

    Como diria o Alborgheti: “Tá sentado no colo do CA-PE-TAAAA!”.
    Cara, seus kits básicos estão ficando cada vez melhores, continue assim! Abraço!
    PS: Mandei uma mensagem no seu celular na quinta-feira passada, ignore (caso tenha recebido), beudo é foda! huahuahuauh

    • paivafp said,

      Valew Beça! Você bem que me avisou, eu acabei criando uma série e nem percebi. Eu recebi sua mensagem sim, mas soh vi depois de muiiiiito tempo. Fiquei com inveja de você, heheheh
      Abraço

  3. Ferd said,

    Opa e ai cara tudo bem?
    Cara curti muito msm as suas tiras de kit básico
    ahhahahahhahahahahhaha
    legais msm cara!
    mais assim eu não manjo de nada não cara…
    sou só mais um
    a gente só não pode parar…
    e de verdade msm continue o seu trabalho
    pq esta muito bom!
    parabens, estamos ai
    Valeu!!!

  4. Daniel "Beça" said,

    Apague o comentario acima…viajei na maionese…huauhahu

  5. edio said,

    PITTA E COLLOR SAO OS DOIS POLITICOS MENOS CORRUPTOS, COMECANDO POR LULA QUE PAGOU SEUS GASTO DE CAMPANHA COM DINHEIRO QUE VEIO DO EXTERIOR (UM DOS MAIORES CRIMES POLITICO) QUANDO VEJO ALGUEM CRITICAR COLLOR…

    • paivafp said,

      Edio, eu não entendi direito, você está defendendo o Collor e o Pitta? Tudo bem, o Lula pode até ter cometido atos ilícitos (não sei e nem faço idéia disso), mas o fato é que o Pitta foi um picareta de marca maior! E o Collor então? Nossa, nem se fale!!!!

  6. Jefhcardoso said,

    Linha direta para mim era causa de pesadelos; sempre evitei assistir, mas mesmo evitando confesso que fui pego por mais de uma vez por aqueles suspenses hediondos.
    Zezito, ser bom é um direito universal do morto, cara, conquistado após milênios de uma luta mortal (riso).
    Além de o morto ser indefeso, pesa, e creio que muito mais, o fato de o morto não ser lá muito competitivo. Digo desta maneira, pois alguns defuntos ainda disputam alguns interesses com os vivos; certa vez perdi o espaço em uma coluna para um escritor que enviava seus textos por psicografia; foi muito difícil, mas já superei.
    Pareceu-me que você possui certa pretensão política, amigo.
    Notei que mesmo não tendo publicado meu comentário em que lhe conferi a alcunha de “escritor luso-paulistano”, não deixou de refletir em minhas palavras (riso mais que malicioso).
    Belo texto; bela exposição de fatos e opiniões; foi bom ler; gostei muito; parabéns, Zé!
    Aguardo seu comentário em meus últimos posts. Adios muchacho! Ass.: Jefhcardoso.

    • Daniel "Beça" said,

      De acordo com o filme “A Noite dos Morto-Vivos” e as músicas do Zumbis do Espaço, os mortos-vivos podem se defender SIM! huahuahua

  7. Molico said,

    Rá!

    Gostei do jeitão que ficou a tira! Realmente era uma idéia que não tinha como sair errada, e ainda assim saiu num momento bastante propício, não?

    Essa impressão de sempre morrerem pessoas boas chega até ao próprio mecanismo de defesa do nosso (limitado) cérebro que preza muito as boas lembranças de qualquer fato passado, seja lá como e relacionado a que tenha sido.

    Tente lembrar-se, sem se esforçar para ver a desgraça, de uma situação que não era puramente ruim e que a primeira impressão que te venha à cabeça seja necessariamente ruim…

    E ainda para complementar, por que muitas desventuras que outrora nos foram tão pesadas agora a única coisa que trazem é gargalhadas e deboches?

    Fora isso, eu choraria!

    Afinal, ele levou umas patacas que me devia de impostos!

    Un Abrazo, Amigo!

  8. Molico said,

    PQP, esqueci!

    O link do Dahmer tá errado, cara! (leva pro “sítio” do Sieber)

    E talvez tenha escrito o final errado no comentário anterior, mas aí cabe a ti corrigir e escarnecer-me.

    =P

    • paivafp said,

      Putz, pode crer. Eu nem fazia idéia disso! Valeu por me avisar!
      Valew também pela visita e pelo comentário!

  9. Wallacy said,

    Eai Zé!
    será que eu fui o primeiro a ler esse post?
    nao tinha comentado, mas agora estou aki!
    Parabens mais uma vez, e repito voce é foda!

    Grande abraço amigo!

    d’Naipes “Muito funk na cabeça!”

  10. Daniel "Beça" said,

    Olá pe-pessoal! Estou aqui sem novidades hoje, infelizmente. Mas, mesmo assim não significa que você não deva entrar no Ofensivo por Natureza e dar uma olhada na velharada que temos por lá! “Mas eu não sei como ver o arquivo!” – você diz. Palma, palma, não priemos cânico! Por isso, pra mostrar que eu sou legal, vou disponibilizar o link para acessar TODO o conteúdo do blog: http://ofensivopornatureza.blogspot.com/2009_11_01_archive.html -> fácil não, só clicar no link?! Agora é só ir lá, ver e rever todas as tiras e nunca esquecendo de dar aquele belo comentário!

  11. Meme said,

    “Porra, será que só morre gente tão boa?”

    Como voce disse “Claro que nao!”. Na verdade todo mundo morre, e Celso Pitta nao foi uma excecao. Felizmente para nos, mortais, havera sempre a possibilidade de recorrer as boas e velhas esferas do dragao nao e mesmo?!

    Brincadeiras a parte, tambem acho que a morte tem esse poder atenuante, Getulio Vargas que o diga… Celso Pitta aparentemente nao teve a oportunidade de mudar opinioes e se tornar um bom politico apos a morte, fato que TALVEZ indique a evolucao da opiniao politica das massas.TALVEZ! Assim espero! Saberemos quando o Ceifador Sinistro visitar um politico cujo mandato nao foi unanimemente um completo fracasso…

    Parabens pelo Blog Ze

    • paivafp said,

      Puxa, finalmente você honrou meu blog com sua visita! Obrigado pelo comentário Meme, de coração! Vê se aparece mais vezes hein!
      Grande abraço!

  12. Carol said,

    eu nao tenho direito de opinar pq se eu estava viva, acho q nem entedia de eleiçao qnd ele foi eleito…

    mas corrupto nao deve ter lugar no céu, pq, na minha opiniao, alguem q ve o sofrimento de toda essa gente e tem a chance de melhorar um pouco q seja a vida das pessoas e ao invés disso rouba e mente, nao deve ter perdao, acredito que ja que a justiça nunca é feita em Terra, que se faça fora dela!

    Vá com Deus! mas boa sorte quando encontrar com ele pq voce vai ouvir poucas e boas corrupto ladrao!

    (Sim, estou estressada com esse assunto, huashdiuhasduisad, odeio políticos! Racinha sem vergonha!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: