Blogueiro não!

3 de novembro de 2009 at 11:54 pm (1)

Suicida2

Algo que me entristece muito é ver como a literatura tem sido cada vez mais banalizada pelas pessoas. Isso não quer dizer que as pessoas lêem pouco, isso significa que as pessoas lêem MAL! Um bom escritor dificilmente faz sucesso, porque não vivemos num país de bons leitores.

Para piorar, a internet veio a banalizar ainda mais a escrita. Desde que a internet se popularizou, surgiu uma categoria diferenciada de ser-humano, o Blogueiro! O blog e o ato de criar e escrever blogs é algo lindo, fruto de uma democratização da palavra e da informação. Mas toda democracia tem suas falhas. A partir do momento que se abre um espaço tão grande, tão amplo e tão irrestrito para a divulgação de opiniões e conceitos, abre-se espaço para a difusão de idiotices diversas.

Antigamente, para um texto ser publicado, era necessário imprimir e distribuir. Mas isso custava caro, então tudo que era publicado passava por uma análise detalhada que visava a julgar não apenas o conteúdo em si, como também a forma da escrita. Aliás, tudo era assim! Para publicar um livro, para divulgar um texto, para rodar um filme, para gravar uma música e etc…

Ainda assim, mesmo com todo o trabalho que se tinha, um monte de asneira era publicada. Eu já cheguei a ver uma reportagem na Veja que negava princípios básicos da física que qualquer estudante do colegial sabe! Também já vi erros gramaticais absurdos e textos sem nenhum compromisso com a lógica e a boa compreensão.

Enfim, se  com todo o trabalho de triagem e todo o custo de publicação existem livros ruins, revistas ruins, jornais ruins e filmes ruins,  imaginem o que rola no vasto, público e irrestrito espaço da internet? Merda! Rola muita merda!

Pior do que isso, toda merda faz sucesso!

Como todos sabem, eu visito diariamente alguns blogs dos quais eu gosto muito. Numa das minhas andanças pela rede, garimpando bons sites, encontrei o site de um “cartunista” que “desenha” tirinhas de humor. De acordo com os leitores assíduos desse site, o mérito das tirinhas não está nos desenhos, mas no conteúdo. Porém, percebi que o autor simplesmente desenha (mal desenhado, sem nenhuma expressividade) piadas e ditos populares. Não há criatividade, não há senso estético, não há nenhum trabalho artístico envolvido na criação daquele site! Aliás, não há trabalho nenhum! Mesmo assim, o site é um dos mais acessados, tem patrocínio e gera muita grana!

Isso não é exclusivo da internet. Veja só o tipo de literatura que faz sucesso hoje em dia: Revista Caras, Revista Capricho, livros do Paulo Coelho, etc… 

Até mesmo no mundo musical esse padrão se repete! Enquanto bandas boas, de muita qualidade musical, ficam no anonimato, Créu e Mulher Melancia geram fortunas! 

Enfim, a internet, ao popularizar a escrita, popularizou com ainda mais força a MÁ escrita! Eu já li bons livros que ninguém leu e já visitei ótimos blogs que ninguém visitou. E não adianta falar que “é tudo uma questão de gosto”, porque não é disso que eu estou falando! Eu estou falando do recorrente sucesso que o banal, o tolo, o fútil faz entre os brasileiros.

Por causa disso, da infinidade de besteira que os blogueiros de hoje postam por aí, eu me recuso a aceitar o título de blogueiro. Prefiro dizer que sou um escritor contemporâneo, que usa a internet como ferramenta necessária para ampliar os limites dos meus textos para além da minha mente e da minha gaveta. Podem dizer que eu escrevo mal, podem discordar do que eu digo, mas não me chamem de blogueiro, NUNCA!

E esse mérito não é só meu! Caminham comigo muitos outros escritores e cartunistas contemporâneos que buscam na internet apenas a facilidade de divulgação, e não a volatilidade nem a falta de filtro.

Pelo menos há uma coisa boa nessa história de “internet”. Quem divulga na rede tem liberdade de expressão. Se eu escrevesse numa revista qualquer, teria que moldar minhas palavras de acordo com a vontade de um editor. Na rede todo mundo tem o rabo solto! (no sentido heterossexual da palavra).

suisidio

Agradeço a todos os meus poucos e bons leitores por prestigiar “minha arte” como poucos são capazes de prestigiar. Desde a recente criação do blog foram cerca de 50 comentários e 500 visitas. Isso é muito mais do que eu esperava, porque eu não esperava nada. Obrigado!

E obrigado em especial ao Jehf Cardoso (http://jefhcardoso.blogspot.com/) por caminhar comigo nessa luta para a divulgação de uma literatura contemporânea de qualidade, e por ter me feito refletir a respeito do assunto.

Anúncios

29 Comentários

  1. Daniel "Beça" said,

    Parabéns pelas tiras cara! Defendi o senhor lá no Blog do Allan Sieber, tem que divulgar o seu trampo memo! Dê uma olhada no blog dos algozes de Taubaté (Anti-Ajuda) e veja as minhas tiras e as do Plínio também! Abraço!

    • paivafp said,

      Puxa, obrigado Daniel, você nem faz idéia de como eu fiquei puto com aquele comentário da tal de Leila. Obrigadíssimo, de verdade, e parabéns pelo seu trabalho!

      • Daniel "Beça" said,

        Não só meu trabalho, mas de todos os algozes do blog! Hehe! E por acaso, nessa ultima postagem, quando você falou do “cartunista” em questão, deve ter se referido ao Rafael Sica, não é? Bem, eu curto ele pelo estilo meio louco mesmo, mas confesso que ultimamente essas tiras dele estão um saco. Abraço e leia sempre o Anti-ajuda!

  2. Brenno Pereira Machado said,

    Sr. Escritor Contemporâneo,

    Os “toroços” boiando na rede realmente são muitos! Mas sempre podemos nadar bastante até uma praia mais amigável. 😀
    E apesar de não comentar muito por aqui, eu sempre visito esta praia aqui.

    Parabéns! 😀

    Ah, eu posso colocar o link do teu blog no meu?

    P.S.: Tenho blog, mas não sou blogueiro, muito menos um escritor moderninho. Fique claro que só escrevo quando tenho vontade, ou melhor…, quando estou explodindo querendo comentar algo e tenho o tempo suficiente para tal

    • paivafp said,

      Olá Brenno, tudo certo? Seria uma honra para mim ter o link do meu blog no seu!
      Obrigado pela visita e pelo comentário sempre inteligente!
      Abraço

  3. Jefhcardoso said,

    Ah moleque!!! Tirinha caprichada, texto de conteúdo, assunto atualíssimo, vigor no verbo… Eloqüência “nervosa”, véio (riso). Show, cara! Confesso que enquanto lia não via espaço para uma citação a mim (foi surpreendente e agradável), mas nesta manhã que se descortina diante dos olhos viventes, eu me senti HOMENAGEADO ao ser lembrado, brother. Muito obrigado!

    • paivafp said,

      De maneira nenhuma Jehf, eu é que tenho que lhe agradecer. Se não fosse pela sua visita, eu realmente não teria pensado no assunto, e não teria escrito. Aliás, a tirinha foi desenhada a mais de 1 mês, mas eu não tinha nenhum “contexto” para publicá-la. Você me fêz encontrar um.
      Abração, e volte sempre!

  4. Dini said,

    Mas essa é a sua opinião…Já ele ali tem outra opinião….diz aí, qual a sua opinião???
    uhauahua
    Bom texto Zeh, gostei das imagens e da crítica ao Dr. Pepper, que perdeu a criatividade.

    Recado pra você….Quando usar meu computador, faça o favor de realizar o Logoff dos sites que você entrar!

    “Logado como paivafp. Desconectar »
    Você é autor desse post.”

    Quase postei com seu nome! ahahahahaha

    Hum…pensando bem agora…Alvin me deu a oportunidade de acabar com esse novo blogueiro maldito…FUCK! Perdi a chance…hahaha mimimimiiiiiiiiiiiiiii

    Abraço Zeh Blogueiro!!!

    • paivafp said,

      Ah, pode crer, esqueci!
      Quer dizer que vc sacou a crítica ao Dr. Pepper? LEgal cara!
      Abraço dini!

  5. Satin said,

    Pega a faca e mata ele! TRUCIDA ele.!

    Zé não li o post! PASMEM hahahahahahaha

    já sabe sobre o desenho né? Muito bom! continue praticando suas técnicas de naquim! Tem futuro!

    • paivafp said,

      uhauahauh, não tem problema Sato, eu não esperava que você lesse! Fiquei contente com a sua visita e com o seu comentário!
      Vou me didicar a esse novo ramo de desenho em nanquim, com certeza!
      Obrigado, e abraços!

  6. Daniel "Beça" said,

    Valeu mano! Tamos ae na luta! Pena que eu não detenho os direitos de propriedade do blog, senão colocava o seu blog como leitura obrigatoria, mas continue acompanhando a gente! Abraço!

  7. Daniel "Beça" said,

    Agora lendo os comentários eu vi que se tratava do Dr. Pepper. Bem, temos opiniões iguais então: um lixo imitando outro lixo que é o Cyannide and Happiness…

  8. Molico said,

    É, Zé… Tá mandando muito bem nesses desenhos aí!

    Saquei a crítica também e vc lembra bem de onde surgiu esse nosso “tour” e que realmente tem umas páginas aí de “diversão” à parte.

    Pode-se dizer que não foi o primeiro, tampouco o último protesto sobre esse assunto que já apareceu por aí, mas tá bem legal teu jeito de se expressar, sem recorrer a criticismos indiscriminados e impensados que geralmente cabem (e talvez até viessem a calhar) à falta de qualidade tanto do texto quanto do leitor.

    Claro, pode-se culpar uma indústria ou as cifras que rolam por aí nesse tipo de coisa. Mas aí a gente cai numa ciranda que não tem fim, a exemplo de uma discussão sobre religião. Quanto a isso achei bem interessante mirar mais nos textículos da rede.

    Cara… Não imagina a satisfação (e a frustração) de ver seus desenhos caminhando por aí desse jeito. Tudo que posso lhe dizer é que tenho muita vontade de ver aquelas prévias em versões definitivas serem postadas aqui!

    Quem sabe um dia ainda não tomo vergonha na cara e passo a contribuir (pode ser anonimamente, nem ligo) pro teu conteúdo. Por hora, só espero que meu reconhecimento e incentivo te ajudem a manter o bom e crescente nível dessa nova parte do meu “tour” semi-diário pelo nosso esgoto virtual.

    Eu não esperava (admito) mas agora acho que desse mato sai cachorro, hein!?

    Manda ver, Zezito!

    • paivafp said,

      hahaha, gostei do “Textículos”. Trocadilho bem pensado!
      Valew pela visita meu brother!!!!
      Abraço

  9. Wall said,

    Eaí meu querido!

    Sumiu foi?
    Como sempre muito foda as tirinhas e o contexto tbm!
    Concordo com voce com todas as forças que nessa internet so tem merda, escritores de merda, musicos de merda sao raros os que salvam!
    Pois bem, estamos na luta né meu caro!

    Um beijão! e vamo toma uma gelada!
    wall.”

  10. LP/Doug/SS4 said,

    A realidade, seja ela da “literatura barata” e tb de qualquer outra forma de lazer que trabalha com midias (Todas! A arte eh a propria midia e vice-versa =D), é a questão do lucro aliada ao tempo.

    Uma obra de arte que preze (seja ela qualquer tipo de arte: escrita, fotográfica, digital etc) necessita de tempo para sua elaboração (Um bom stand up comedy naum eh feito de um dia pro outro. Comédia Instantanea nesse caso tem sentido conotativo rsrsrs) e nen sempre todo esse esforço e tanto tempo traz o retorno esperado (seja ele financeiro ou naum, mas o financeiro hoje em dia eh o q interessa!).

    No que os “criadores de arte” apostam? =/ … Formato enxuto, de pouco conteúdo, aparência agradavel, pouco investimento e altamente rentavel! (maldito capitalismo neoliberal rsrsrs)
    Soh faltou um veiculo q possa divulgar tal arte. Entra ai a internet (Nobody’s Earth)!!

    Vi esses dias nun telejornal uma matéria que exaltava o fato dos brasileiros estarem lendo mais. Legal, mas tb deveria ser visto o q esses brasileiros estaum lendo. Pq sou mais ler um Dostoiévski por ano do que 54 Men’ Healthy.

    Vc exaltou um ponto importante da internet! A liberdade!
    O preço de sua liberdade de expressão, eh ver todos os dias um Fast-Food de textos e imagens ( Ótima aparência, facil e rápido de encontrar, sensação agradavel ao desgustar de seu conteúdo mas que no fim das contas naum acrescenta muita coisa)

    Vc eh fodah Zeh! rsrsrs

    Abraços de Urso \o/

    • paivafp said,

      Puxa cara, que bom que você gostou! Um comentário assim, vindo de uma pessoa como você, que é tão letrada e tão inteligente, é realmente um baita elogio!
      Gostei da comparação! “FastFood”. Comida rápida, fácil, gostosa mas com alto teor de gordura e baixo valor nutricional. Literatura de fast-food é assim! Leitura rápida, fácil, que distrái mas com alto teor de baboseiras e baixo valor intelectual.
      Entendeu?
      Valeu pela visita! E valew pelo comentário!
      Abraços!

  11. Carol said,

    Blogueiro, então?

    O conceito de blogueiro não era: “textos idiotas na web.” ?
    Relaxa, seus textos, até agora, não são nem um pouco idiotas…

    Aliás, o seu blog é o único que eu continuo frequentando…

    Sua individualidade e seus meios de expressar pensamentos e sentimentos conquistaram em mim uma curiosidade semanal de saber o que há de novo por aqui.
    Você esta sabendo aproveitar muito bem o seu espaço e ate me instigou a querer expor o que penso na Rede tambem.

    Boa sorte com o seu site particular de Literatura Contemporânea haha

    beeijos, Fe

    • paivafp said,

      Fico muito contente com isso! Como eu já disse, realmente eu não esperava um recebimento tão agradável das pessoas.
      Acho que você deve sim expôr suas idéias na rede. O que justifica o ato de escrever é o fato de ter alguém para ler. Não importa que seja 1 ou mil, desde que haja alguém. A gaveta é um péssimo leitor, porque não tem senso de humor ou senso crítico. Pior do que a gaveta da escrivaninha, é a caveta do criado mudo, que aceita tudo en silêncio (HÁ!!). Péssima piada, eu sei. Talvez eu deva investir mais em tirinhas. É mais fácil fazê-las engraçadas!
      Obrigado pela sua visita!
      Beijos!

  12. Jefhcardoso said,

    Paiva meu amigo, não quero ser inconveniente postando outro comentário em um post que já me expressei, mas venho na verdade retribuir sua atenção ao me avisar de sua última postagem; acabo de colocar mais um filho, que considero bonito, em meu blog (http://jefhcardoso.blogspot.com/). Quando tiver um tempo passe por lá e deixe seu comentário, amigo. Abraço!

  13. Daniel "Beça" said,

    Confira mais uma postagem e desenho novo no Ofensivo por Natureza (http://ofensivopornatureza.blogspot.com). Não escrevo muito bem e nem desenho também, mas nem sempre a minha opinião própria importa né?

  14. Diemer said,

    Gostei do BLOG Zé! Parabéns, o Spam manual deu certo! hehehhe..Abraços e continue firme no traço! Diemer

  15. ANA PAULA RIBEIRO LEMOS said,

    CURTI….^^Muito bom o texto do blogueiro nao……pior que tem gente que gosra de porci mesmo….sempre que eu puder estarei passando por aqui….
    bju

  16. LP/Doug/SS4 said,

    Letrado? Eu? Q nada … Eu soh sei reconhecer um bom trabalho, nesse caso o seu, quando vejo um! x)

    To esperando a próxima postagem! =D

    Abraços de Urso \o/

  17. Jesykä said,

    Ai meu deus, que medo… Por favor, NÃO visitem meu blog…
    hauiahaiuhaiuauiahiuahauihaiua…

  18. Rafael Ribeiro said,

    Felipe,
    Parabens cara. Muito legal seu blog (pode ser chamado de blog pelo menos ne? rsrs)
    Passei a visitar blogs a pouco tempo e tento acompanhar alguns que avalio serem bons.
    Quando chegou um e-mail seu dizendo que vc tem um blog (não sei se foi spam ou vc realmente selecionou pra quem vc mandou) fiquei feliz de ter sido lembrado… e gostei do que li ate agora.
    O pouco que te conheci está descrito ali, opniões acidas que mexem com quem não gosta de escutar o contrário do que pensa.
    Uma pena vc ter saido da faculdade, não pelo curso, já que acredito que tenha que se fazer o que gosta, mas pelos papos que rolaram pela Castelo rsrs.
    Abração cara
    Rafael Ribeiro
    PS: Continuarei acompanhando seus textos

  19. Daniel "Beça" said,

    “Brack Label – Keep Cambaleando”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: